dormir com maquilhagem, nunca!

07:56

Numa entrevista à revista Marie Claire americana, James C. Marotta, cirurgião plástico e especialista em tratamentos de pele, explicou que não limpar o rosto é praticamente o mesmo que assassinar a pele e colocar-lhe um rótulo de validade em cima. Isto é ainda mais grave porque significa que a greve de limpeza pode causar despigmentação, secura, vermelhidão, acne e, claro está, um aprofundamento e aceleramento das rugas. Vale a pena acrescentar que, ao dormir com maquilhagem, estamos a aumentar a exposição da nossa pele aos radicais livres que a maquilhagem atrai durante o dia e isto leva à degradação do colagénio e, em consequência, ao envelhecimento precoce.

55394530_770x433_acf_cropped-770x433

Um estudo realizado pela marca L’Oréal Paris concluiu que, na Europa, 82% das mulheres faz uma limpeza diária de pele. Em Portugal, falamos de 47% de portuguesas. Não parece tão dramático, pois não? Mas se analisarmos a fundo, a realidade é outra:

- 37% das portuguesas limpa o rosto com gel de banho,

-24% com sabonete das mãos ou o velhinho azul e branco,

-32% limita-se a passar água no rosto,

-22% faz uso de um tónico.

Há ainda um valor alarmante:

-31% das portuguesas diz que não faz limpeza de rosto porque não tem paciência.
Em 2013, uma jornalista do jornal britânico Daily Mail fez uma experiência ao não limpar o rosto durante um mês e os resultados foram chocantes: os especialistas concluíram que envelheceu dez anos.

Com maquilhagem ou sem maquilhagem?


Se ainda acha que a maquilhagem, por estar cosmeticamente preparada para ser aplicada na pele, não a vai danificar, está enganada. Álvaro Santos, bioquímico especialista em dermocosmética, explicou que “os produtos maquilhantes não contêm propriedades nocivas para a pele, é verdade, e, hoje em dia, além do seu efeito cosmético decorativo, a maioria já contem ativos que a protegem dos agentes externos agressivos, como os raios solares, o ar seco, os fumos ou outros poluentes. Algumas bases têm mesmo qualidades hidratantes e nutritivas. Mas estas funções são apenas acessórias, não protegem a barreira da pele e não impedem totalmente as permutas com o meio exterior. Além disso, facilitam a aderência de poeiras e outras impurezas, daí a obrigação de que seja removida à noite.

E se acha que, por não usar maquilhagem, não tem de fazer limpeza, também está enganada. A pele tem de ser limpa porque está exposta, e esta é a mensagem a reter. Se limpamos diariamente o corpo, que fica escondido debaixo das roupas, faz sentido não limpar o rosto?

Depois de tudo isto surge uma pergunta: então como devemos limpar a pele com eficácia?

Primeiro, deve-se limpar o rosto com desmaquilhante, leite, gel de limpeza ou água micelar. Este é o passo que vai retirar todas as impurezas que se acumularam durante o dia. Quem se maquilha e usa máscaras e sombras de olhos, deve usar produtos específicos para esta zona mais fina porque são menos agressivos e evitam a necessidade de esfregar. Se não tiver desmaquilhante próprio para olhos, opte por água micelar porque a sua fórmula retira mais facilmente a maquilhagem.

Depois de limpar, e esta é uma dúvida de muitas mulheres, é obrigatório passar um tónico na pele ou, na sua ausência, passá-la por água. Cientificamente falando, a nossa pele tem um pH ácido, à volta do número 5, para evitar contaminações externas. Quando limpamos a pele, os produtos de limpeza, que têm pH neutro, deixam a pele com um pH mais elevado, à volta do número 7. E um 7, na pele, é mau. O que o tónico vai fazer é baixar o pH da pele novamente para o 5 — para ela continuar com uma barreira de proteção forte.

Continua a valer a pena estar com preguiça de lavar a cara antes de nos deitarmos? Penso que não!

Rita Maia

You Might Also Like

0 comentários