Será que sabes ler rótulos das embalagens?

14:33







Admite que só lês a parte da frente das embalagens alimentares! Sim, aquelas letrinhas mais gordinhas que dizem LIGHT, INTEGRAL, POUCAS CALORIAS, BAIXO EM TEOR DE SAL...

Mas depois, a realidade é que acabamos por fazer más escolhas, porque a informação nutricional que se encontra atrás é a mais importante! E está a letras bem PEQUENINAS!

Lista de Ingredientes

Em primeiro lugar, se o alimento não tem lista de ingredientes alguma coisa está mal! Logo, não o abras, não o comas, não o compres!

Depois, talvez já saibas que os ingredientes estão por ordem decrescente de quantidade na embalagem, ou seja, o ingrediente que aparece em primeiro lugar está em maior quantidade e o que aparece em ultimo é o de menor quantidade.

Deves optar por alimentos com o menor número de ingredientes, porque normalmente são os mais naturais, e como sabes, tudo o que é processado não nos faz tão bem!

Depois, os fabricantes tentam de tudo para nos enganarem! Ninguem vai encontrar num rótulo que quer vender algo com imagem saudável a palavra açucar, ou gordura assim tão facilmente exposta. Vão colocar palavras mais complexas, outras formas e fontes de se colocarem estes ingredientes! Ora vejam:

O Açucar pode estar representado sob diversas formas: dextrose, frutose, adoçantes a base de milho, xarope de milho, glusose, xarope de cana, xarope de cana, mel, melaso e outros ingredientes terminados em "-ose".
Lípidos = Gorduras
Glícidos = Hidratos de Carbono

A melhor forma de compararmos informações nutricionais nem sempre é através de porções, uma vez que estas nem smepre são tao obvias, principalmente em gramas de massa, batatas fritas, cereais, pão...
Devemos sempre comprar rotulos deste genero de produtos pela regra das 100g, que esta sempre presente.

Mas então quais são os melhores produtos?

Aqueles que tenham um alto teor de fibra e proteina e sejam carentes de gordura, açucar e sódio (sal).

Bem, espero mesmo que este post te tenha ajudado a entender melhor aquilo que por vezes tanto parecem ser quebra cabeças (rótulos)!
Beijinhos, Andreia 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Super útil mesmo! Adorei o post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar